Como emagrecer e garantir efeitos duradouros?

25/04/2017
Coaching
Heloísa Mota


Como emagrecer e garantir efeitos duradouros?

Você já deve estar “careca” de saber que para emagrecer é preciso controlar aquilo que se come e de preferência fazer exercícios. Mas como garantir efeitos reais e duradouros? Neste post vamos explicar o segredo para que você consiga estar sempre de bem com seu corpo e em dia com a sua saúde.

Antes de começar a ler o post me responda a seguinte pergunta:

– Você tomou sol e está bronzeado. O que acontece depois de um tempo, se você não tomar mais sol?

Pois é, você volta a sua cor original. Todo mundo sabe disso, mas quando o assunto é atividade física e alimentação as pessoas parecem se esquecer da lógica. Parece que muitos acham que se fizerem uma dieta só por um tempo ou exercícios regulares só durante um período é possível alcançar resultados permanentes. Porém, isso está longe de ser verdade.

Se você não quer ter que viver se preocupando com o peso e passar o resto dos seus dias iniciando uma atividade física e uma dieta nova, parando sempre no meio do caminho é preciso adotar um estilo de vida que possa ser condizente com seu objetivo.

Tenha em mente que é impossível manter um corpo saudável e com percentuais de gordura adequados se os excessos estão sempre presentes na sua rotina: excesso de bebida, excesso de comida, excesso de sedentarismo.

Alimentos saudáveis e atividade física são encarados por muita gente como uma penitência, contudo, quando você realmente quer melhorar seus hábitos, comer de maneira saudável e fazer exercícios regularmente passam a trazer grandes benefícios e isso gera um enorme prazer a médio e longo prazo.

Pra começar, não faça nada que você detesta e que não é algo prático de ser incluído no seu dia-a-dia. Se você não suporta brócolis não coma; se detesta musculação, não faça. Dentre os alimentos considerados saudáveis, escolha aqueles que você gosta e sobre a atividade física, faça algo que te dê prazer e que te traga momentos agradáveis, que te livrem do estresse.

“Mas eu como pouco! Engordo porque tenho tendência”.

Essa frase é bastante comum de ser ouvida. Grande parte as pessoas põem a culpa do excesso de peso na genética, porém ela não é determinante para que você seja magro ou gordo. Da mesma forma que há pessoas gordas com pais magros, há pessoas magras com pais gordos. Portanto, a genética pode influenciar no máximo 50% do que você é, o restante é determinado pelos seus hábitos. Portanto, se você está acima do peso:

– Há algo de errado com seus hábitos.

– Talvez você nem coma em excesso, mas come de maneira inadequada.

– Se seu padrão alimentar te faz engordar, é impossível que você emagreça só fazendo exercícios. O máximo que você vai conseguir é manter o peso.

Por isso, não adianta só começar a fazer exercícios e achar que todos os seus problemas serão resolvidos. Num processo de emagrecimento atividade física é fundamental, porém ela só vai ter um efeito muito bom quando estiver realmente associada a uma alimentação adequada, sabe por quê? Por que os principais efeitos da atividade física são:

– manutenção do peso corporal.

– aumento de massa muscular.

– melhora dos níveis de força e de resistência cárdiorrespiratória.

– melhora das funções metabólicas.

– Diminuição do estresse.

– Aumento da sensação de bem estar.

Portanto, exercício é bom pra muita coisa, mas ele não garante os melhores resultados quando feitos isoladamente, sem mudança de hábito. Agora, se por causa disso você está pensando em deixar os exercícios de lado saiba que sua dieta deverá ser ainda mais restrita e é provável que em pouco tempo você tenha mais dificuldades em perder gordura corporal. Além disso, alguns efeitos indesejados podem aparecer quando você emagrece sem fazer exercícios:

– aumento da flacidez

– diminuição da taxa metabólica (isso mesmo, seu metabolismo fica mais lento e você tem ainda mais facilidade de ganhar peso).

– diminuição dos níveis de força.

Sendo assim, associe as suas coisas e garanta resultados muito melhores. Caso tenha muita dificuldade, solicite a ajuda de um profissional de Coaching ou Consultoria Esportiva para que você consiga atingir seus objetivos sem perder o foco para não desistir no meio do caminho.

Gostou do post? Então deixe seu comentário e curta nossa página no Facebook.

0 Comentário

Os comentários estão fechados.

Sobre

Graduada em Educação Física pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), na área da saúde e...